Fluxo de Caixa – As 10 Praticas do Controle Financeiro – Video 11 de 12 – O Valor do Seu Negócio



www.FluxoCaixa.com.br

Prática No. 10: O Valor do Seu Negócio é Definido pela Geração de Caixa Livre

Na gestão empresarial há um fato incontestável. O verdadeiro valor de uma Empresa ou Negócio é definido por sua capacidade de gerar caixa livre.

Você sabe o que é exatamente o caixa livre, e como sua empresa está avaliada?

Continue comigo aqui neste rápido vídeo e vou esclarecer melhor este assunto.

Chegamos ao último vídeo dessa série de vídeos sobre Gestão Financeira e Fluxo de Caixa.

Eu sou Rogerio Amado, idealizador do FluxoCaixa, o software de controle financeiro mais prático e fácil de usar do mercado.

Meu objetivo nesta série de vídeos é ajudar você, empresário e empresária, a controlar melhor seu fluxo de caixa e possibilitar que você tenha o negócio com o qual sempre sonhou.

Faça uma avaliação gratuita por 30 dias visitando www.FluxoCaixa.com.br

Bem, como diria o Jack, vamos por partes!

Em primeiro lugar, por que se avalia o valor de uma Empresa?

Uma empresa pode ter seu valor avaliado por diversas razões:

1 – Para ser vendida;
2 – Para ser comprada;
3 – Para uma fusão com outra empresa;
4 – Para ter a operação encerrada e fazer acerto de pendências;
5 – Para a obtenção de recursos (como financiamentos, investimentos)
6 – E diversas outras razões.

Mas talvez o motivo mais importante, e o mais negligenciado é:

Para ser melhor administrada!

Há vários métodos para se avaliar uma empresa e, na maioria das vezes, se utiliza um conjunto deles para uma avaliação mais criteriosa.

Porém, o método mais presente em todas as avaliações é o método do Fluxo de Caixa Descontado.

Eu não vou explicar em detalhes porque isto é relativamente complexo, mas eu quero que você entenda o princípio por trás disso.

Sua empresa é um investimento de capital, um investimento como qualquer outro. Portanto, ela somente terá valor se o retorno do investimento for maior que o custo do capital investido.

Ou seja, o rendimento produzido pela sua empresa tem que ser maior que o rendimento produzido por algum outro investimento.

Isto significa que se MAIS é produzido com MENOS, a diferença (ou seja, o Caixa Livre) gerada ao longo de um período futuro, e isso tem que ser trazido para o valor de hoje, Valor Presente, considerando-se o custo do dinheiro empregado, ou seja, quanto você gastou para financiar a operação, mostrará se vale a pena investir na empresa ou em alguma outra opção de investimento com melhor retorno.

Muita linguagem financeira, né? Vamos simplificar:

O Caixa Livre é o valor que SOBRA de uma operação completa da entrega de um produto ou serviço. Ou seja, o valor de venda recebido, descontado de todos os gastos.

Simples assim.

No caso da valoração de um negócio, o avaliador faz uma projeção desse Caixa Livre, mês a mês, para um período futuro, geralmente 10 anos, e considera também os investimentos, e vê qual é a taxa de retorno, quanto está rendendo este investimento na empresa, se comparado a outras opções de investimento.

Você pode usar uma versão mais simples deste método para avaliar como está a administração de sua empresa de uma forma racional. Mas como?

Registre exatamente todo dinheiro gasto e recebido para entregar seus produtos ou serviços e veja se o saldo é positivo.

Se sua operação não gera sobra de caixa e ou não tem previsão para gerar num futuro próximo, comece a botar ordem na casa imediatamente!

E isto conclui a Prática No. 10 de Controle Financeiro para Valorizar seu Fluxo de Caixa — O Valor do Seu Negócio é Definido pela Geração de Caixa Livre.

Faça um bem para você e sua empresa e assista os outros vídeos da série, nos quais detalhamos outros temas.

E aproveite para se inscrever em nosso canal no YouTube.

Pensando nas Micro e Pequenas Empresas, criamos o Fluxo Caixa, o software de controle financeiro mais prático e fácil de usar do mercado.

Através do FluxoCaixa, você vai melhorar a Gestão Financeira da sua empresa e ter acesso a treinamentos exclusivos e gratuitos para o correto uso do software.

Faça uma avaliação gratuita por 30 dias visitando www.FluxoCaixa.com.br

Eu sou Rogerio Amado.

Espero ver você nos nossos treinamentos online.
Obrigado e até breve.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: